segunda-feira, 31 de agosto de 2009

ESSE POBRE SER... 31/08/2009


O que vai no mais profundo do saber? Como chegar ao interior do ser? A ganância do olhar insaciável... O mistério do mais sempre mais!
Parecem bárbaros em busca da caça! Parecem bêbados caídos ao chão! Parecem cegos ante ao que vê! Parecem loucos no coração.


E a aranha tece a teia...Linda! esplendorosa! Uma obra de arte! Mas ali está o “segredo”! Laçam bárbaros, cegos, bêbados e loucos! Agarram suas vidas seus egos, os levam aonde quer... E depois deles zombam! E os que escapam? Alguns poucos...

O caminho segue... o laço aperta...O bárbaro evolui, e fica indignado! O bêbado sóbrio agora chora... O cego agora enxerga, mas nada vê! O louco grita ao recobrar a lucidez: "Enlouqueci! Enlouqueci de vez"!

.

Mas foi assim que tudo sempre foi! Desde o Éden onde tudo ocorreu... Foi assim que aconteceu! Foi assim que tudo acabou... Ou melhor que tudo começou...

E é assim que será: Vão de mar a mar... De norte a sul... Do oriente ao ocidente... No fervor de suas veias quentes , como um vulcão que se acendera!

.

Até que num único momento... Ouvi-se um eco distante a soar: "Não; não são bárbaros! São perfeitos nômades! Não são cegos, e nem bêbados estão! Nem tão pouco loucos são! São apenas tolos como a insensatez! São mais fracos que um tímido ai! São mais carentes que a nostalgia... São como os que correm depois que chegam... São como os que lutam ante ao nocaute fatal... São apenas seres humanos quebrados, estão desesperados...por um pouco de amor"!

.

E nessa corrida desenfreada poluem-se...

E as fontes de águas potáveis cada vez mais escassas!

E num desespero crucial, o meu grito ecoa no ar:

-Onde estão as águas puras e Cristalinas? Onde estão os manancias...?

.

E nas indagações mais íngremes do meu ser, onde a desilusão encontrou prazer, e no mais profundo das minhas entranhas, ouço uma voz terna a me dizer:"Elas estão bem aí"! -Onde? Onde? Ooonde...!? Dentro de VOCÊ!



Benilda Lopes Rocha

Um comentário: