terça-feira, 24 de novembro de 2009

...PORQUE DEUS NÃO É HERODES! 24/11/2009

......Alguns Cristãos hoje em dia, querem fazer de Deus um Herodes. Pensam que a sua autoridade depende de não poder dizer não ao que se pede ou se exige, como se pudéssemos exigir alguma coisa d’Ele.
Herodes concedeu à exigência de um pedido absurdo, porque a sua autoridade dependia de dizer um sim ante a sua palavra:
«Dar-te-ei tudo o que me pedires, nem que seja metade do meu reino.»Marcos 6:22. Disse ele à Salomé filha de Herodias. E deu-lhes a cabeça de João Batista!
......E Herodes, diz o texto, fez isso com tristeza, porque de certa forma gostava de João, e atendeu a esse pedido para não perder a sua autoridade, porque ela neste momento dependia desse sim. Mas a autoridade de Deus não depende de dizer sim aos absurdos ou não, que se pedem nas exigências impostas por parte de alguns que se perderam no âmbito da compreensão e do conhecimento de Deus e de sua palavra. A autoridade de Deus é o seu próprio caráter. E as suas promessas não são feitas em bases impensadas, ou imprudentes, porque Ele é Deus e mesmo antes que tenha prometido qualquer coisa já sabia que e em quem as poderia cumprir sem nenhuma sombra de surpresas indesejadas, contrariando sua justiça.
......O poder de Deus de dizer SIM OU NÃO, sem que isso o abale, ou faça com que seu caráter ou dignidade sejam perdidos ou mesmo abalados, não consulta as exigências do homem. Quem és tu ó homem mortal que assim o ouse? E no devaneio ilusório de tamanha petulância dizem: “Ele prometeu... e não poderá voltar atrás!” Pensando assim que vai deixar Deus sem saída, como a oportunista Herodias deixou o “pobre” Herodes!
......E nessa atitude pretensiosa, dizem que Deus é obrigado a atendê-los, pautados também no argumento audacioso de dizer que fizeram algum tipo de sacrifício pra Deus e que por isso Ele é obrigado a realizar suas exigências. Que lástima!
Ora o único sacrifício que alguém fez para Deus, foi o próprio Deus, ao mandar seu filho morrer numa cruz por mim e por você. E nem Ele exigiu livramento ao caminho da cruz, mas orou assim: "Pai, se possível passa de mim este cálice, mas não se faça a minha e sim a tua vontade." Vejam que diferença que lição! Que exemplo a seguir!

.....O que questiono aqui, não é o absurdo ou não do pedido em si, mas o absurdo de exigir de Deus, afirmando que Ele não poderá deixar de atendê-los. porque se assim o fizer perderá sua autoridade. Pensam que acham brecha em Deus para o oportunismo. Sim, é isso que acontece, tanto que alguns nessa frustração de não serem atendidos nas suas exigências, abandonam a Deus, ou deixam de crer Nele e no seu poder. Mas Deus não é Herodes e não vai atender pedido algum do homem, seja ele absurdo ou não sem que Ele queira e que consulte o seu caráter! E como já disse: Deus não depende de sins ou nãos prá não perder sua autoridade. Porque o que Ele promete, cumpre. E o que cumpre, não o faz forçado, mas porque assim lhe apraz cumprir dentro da sua soberania, do que ele elegeu, do que ele determinou desde que Era, que É que o Há de vir!
.. Cabe a nós entendermos à luz da bíblia as suas promessas, e não à nossa própria luz.
Não sejamos como as “Salomés e Herodias” da vida cristã, até porque Deus não deixa brechas para oportunismo como sinalizam os tais que assim agem.
Mas sejamos como João Batista que não ousou exigir de Deus que o livrasse de ser degolado, mas antes estava disposto a dar a sua vida por Ele. E digo mais, hoje querem não mais degolar a João, mas a Deus, se não lhes atender! Isso te chocou? Pois é; é isso mesmo que os seus desejos mais ardentes expressam nessas atitudes!
......Portanto, não transformemos a oração de Jesus em uma exigência: Pai, passa de mim este cálice, e NÂO se faça a TUA vontade, mas sim a MINHA vontade.
Mas aprendamos a orar como Jesus: "Pai, se POSSÍVEL... mas NÃO se faça a MINHA, mas sim a TUA vontade!" AMÉM!

.
.
Benilda Lopes Rocha




Nenhum comentário:

Postar um comentário